You are currently viewing 4 dicas para um gestor durante tempos de crise!

4 dicas para um gestor durante tempos de crise!

1- Transparência é fundamental para o líder

Antes mesmo de apresentar alternativas para reverter qualquer cenário negativo, é importante começar da maneira certa ou, pelo menos, do jeito menos pior, pois na gestão de uma crise a saída é sempre contar a verdade.

Quando você põe as cartas na mesa e explica o que realmente está ocorrendo, as chances de vencer os obstáculos aumentam. Mantenha a coerência em seus argumentos e não falhe no discurso, nas atitudes e nas decisões. Lembre-se de que uma equipe comprometida tem força suficiente para definir as estratégias ideais.

2 – Fuja do drama e aposte na confiança!

Nós entendemos que as adversidades que aparecem ao longo do caminho assustam porque os desafios surgem de muitas circunstâncias e nem sempre conseguimos vislumbrar o que está por vir. Daí, vem a insegurança, o medo e a preocupação, fatores que só atrapalham na tomada de decisões.

Por isso, aprenda que ao passar por uma gestão de crise, sua prioridade é administrar os sentimentos e não adiar decisões essenciais que se refiram à corte de gastos, por exemplo.

3 – Inspire para gerar criatividade

Por mais força de vontade que você tenha, um líder nato não consegue descobrir sozinho todas as soluções para a crise. E é justamente por dispor de uma equipe que já entende o que se passa com a empresa que ele deve delegar tarefas, disseminar um espírito de compromisso, além de buscar parcerias para investir em aperfeiçoamentos. Ser proativo e incentivar a inovação é indispensável para alcançar bons resultados.

4 – Sacrifícios fazem parte da gestão de crise

Por falar em despesas, chegamos a um dos pontos críticos, porém crucial da jornada rumo ao sucesso durante a gestão de crise: a redução de investimentos. A revisão das metas e dos objetivos da empresa guiam o líder nas missões de realinhar oferta e demanda, redirecionar as equipes e, finalmente, definir o que dá para reduzir/interromper por um determinado período ou permanentemente. Se tiver dúvidas, consulte as equipes de trabalho para verificar a possibilidade de minimizar os impactos nos projetos ou nos setores da empresa.