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Perguntas Frequentes
Muitas empresas mantém ainda um sistema de gestão prescritivo, com excesso de controles e protocolos. Infelizmente é uma herança dos conceitos antigos de padronização para garantia dos resultados, que persistem e fazem com que o sistema realmente aumente o volume de trabalho.
Mas isso pode ser revertido com automatização das atividades, eliminação de tarefas/controles que não agregam valor ao trabalho e foco em treinamento.
A Sant’Anna desenvolveu metodologia para ajudar as organizações tornarem seus sistemas de gestão mais eficiente.
As certificações em sistemas de gestão foram no passado utilizadas na maioria dos casos como ferramenta de marketing ou condição para fornecimento, imposta pelo mercado.
Isso criou uma certa restrição e resistência por parte das empresas em adotar uma norma como referência para estabelecer seu sistema de gestão.
Entretanto, quando adotamos padrões mundiais e aplicamos esse conhecimento em benefício da organização, os resultados são muito mais vantajosos e vão muito além da questão comercial. É possível reduzir custos, evitar desperdícios, tornar os processos internos e resultados previsíveis, aumentar o conhecimento da organização e seus colaboradores, fortalecer a confiança entre as partes envolvidas, e muitas outras vantagens.
A automatização de sistemas de gestão não foi adotada na fase de implantação e certificação da maioria das organizações porque as poucas opções de softwares para este fim eram extremamente caras e complexas.
Os benefícios da automatização são inquestionáveis, principalmente quando disponível a um custo baixo, com facilidade de migração dos seus dados/documentos e outros benefícios proporcionados pelo Facillimus,
Problemas sempre irão existir em todas as organizações, a diferença é como estas evitam ou tratam suas causas de forma eficaz.
Uma organização que adota padrões internacionais de gestão certamente vai ter muito menos problema de qualidade, entretanto, a simples certificação não garante que esses padrões internacionais estão sendo bem aplicados.
É preciso aplicar corretamente todos os conceitos estabelecidos nas normas de gestão, senão, o resultado não vai ser satisfatório.
Portanto, a culpa não é da norma e sim da forma que foi entendida e aplicada na organização.
Existem dois custos, o da implantação e o da manutenção. Muitas vezes a empresa só se preocupa com o custo da implantação e não percebe que ao longo do tempo é muito mais significativo o custo de manutenção.
O período de implantação de um sistema de gestão é relativamente curto até sua certificação, se o sistema implantado tiver excesso ou falta de controles, documentos, tarefas, ou ainda, se estes não forem adequados à sua organização, os custos de manutenção inviabilizarão o negócio. É preciso tomar muito cuidado para o sistema de gestão não ser um sumidouro de dinheiro ao invés de cumprir o seu papel e ajudar no aumento de eficiência da organização.
Uma organização que adota padrões internacionais de gestão certamente vai ter muito menos problema de qualidade, entretanto, a simples certificação não garante que esses padrões internacionais estão sendo bem aplicados.
É preciso aplicar corretamente todos os conceitos estabelecidos nas normas de gestão, senão, o resultado não vai ser satisfatório.
Portanto, a culpa não é da norma e sim da forma que foi entendida e aplicada na organização.